Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /home/ricksgym/www/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
A ARTE MARCIAL DO BOXE PDF Imprimir E-mail

Artigos sobre boxe e condicionamento físico traduzidos de Ross Enamait, M.S., CFT, renomado atleta e treinador americano certificado pela International Sports Sciences Association (www.rosstraining.com). Uma parceria exclusiva no Brasil entre Ross e eu, sendo o único brasileiro autorizado a traduzir seus textos em inglês. Ross Enamait treinou com o campeâo mundial Marlon Starling, entre outros boxeadores de nível altíssimo a procura do cinturão mundial de boxe e continua até hoje treinando boxeadores e publicando seus livros. Na biblioteca, já tenho 4 livros dele, voltado ao condicionamento físico, ao treino técnico de boxe, nutrição e estratégias.

 

ROSS ENAMAIT (www.rosstraining.com)

 

 

A Arte Marcial do Boxe

Por Tom Shook – Publicado em 2005 no site rossboxing.com

Tradução de Rick Unanian (21/08/2007)

 

A maioria das pessoas, até lutadores, não acham que o Boxe é uma Arte Marcial. O Boxe é um esporte ocidental e não tem lugar nas discussões práticas de Artes Marciais porque não possui uma situação de um combate de defesa pessoal como muitas pessoas acreditam.

 

Nada pode ir além da verdade quando discutimos o valor prático do boxe. O esporte é simples para quem está começando a aprender, mesmo assim as complexidades fazem da perfeição perto do impossível de se obter. Pode se levar uma vida inteira para se tornar um mestre da Nobre Arte.

 

Desde o começo, um boxeador iniciante é ensinado a lutar. Ele (a) irá aprender a jogar jabs fortes e rápidos e diretos. Os fundamentos serão estressados e praticados repetidamente até que se torne natural. É durante este começo que os lutadores são instruídos a manter a distância apropriada, se proteger, movimentação de pernas e soltar golpes sem telegrafá-los. Novos lutadores rapidamente vão para o trabalho de manoplas, saco e teto-solo enquanto praticam seus golpes. Esse treinamento precisa reforçar o equilíbrio, coordenação, controle e pontaria.

 

Compare este cenário com as Artes Marciais mais tradicionais. Os novatos usualmente são ensinados a ficar em uma postura muito impraticável, que levará a uma vulnerabilidade e sem defesas em um cenário real de luta. Eles são ensinados a socar com uma posição de mão e guarda baixa e usualmente introduzidos a um intrigante sistema de bloqueios que se baseia em ataques específicos jogados no praticante de forma a este responder com a defesa apropriada. Raramente um novato de Artes Marciais solta um golpe em um alvo que não seja o ar, e seus movimentos parecem esquisitos e mecânicos.

 

Boxeadores aprendem combinações efetivas de golpes e desenvolvem seus cruzados, ganchos, uppers e fintas. Ao mesmo tempo eles também aprendem técnicas de defesas como se desviar, abaixar, mover o tronco, a cabeça e tirar um golpe de seu caminho. É muito comum para um técnico de boxe a jogar contragolpes enquanto faz escolinha (manoplas) com o aluno. Isto faz o aluno lembrar que é necessário prestar atenção às defesas mesmo durante a aplicação de um ataque ou em alguns casos em contra-ataques. Um boxeador brevemente entenderá a importância de retornar suas mãos para a posição de guarda depois de soltar seus golpes, do contrário tomará um doloroso contragolpe. A toda hora um boxeador está se movendo pelo ringue, melhorando seu jogo de perna e tempo, bem como suas defesas em uma maneira fluída e natural.

 

No Boxe, há um foco pesado no treino de condicionamento físico que não é enfatizado na maioria das Artes Marciais tradicionais. Boxeadores irão executar exercícios para desenvolver força, velocidade e “gás”. Eles irão desenvolver a habilidade de lutar mais tempo e mais duramente, continuando a lutar enquanto sente a fadiga e absorve golpes do oponente. A importância de ser capaz de “ir até o fim” é estressada logo cedo na carreira de um boxeador.

 

Boxeadores dedicam muito tempo de treino fazendo sparring. Aqui ele irá colocar todas as peças do quebra-cabeça juntas. No começo, as sessões são conduzidas em baixa velocidade, pouca força ou contato, até que o lutador novato comece a se acostumar ao fato de que ele será atingido. Toma muito tempo fazer alguém tomar pancada no rosto e ignorá-las enquanto continua a se mover e procurar por aberturas para mandar seus golpes. Precisa de disciplina e prática para manter a postura enquanto está sob ataque. O falecido BRUCE LEE uma vez falou que “você aprende a lutar lutando”. Ele atingiu exatamente o ponto com esta frase.

 

Quando fazendo sparring, especialmente com sessões mais reais, um lutador irá aprender o que funciona e o que não. Seu estilo será desenvolvido naturalmente, baseado em seu próprio e único atributo físico. Também no sparring, aprenderá um dos mais importantes quesitos para se lutar: Se manter relaxado! Qualquer lutador sem experiência tem a tendência de ficar tenso quando está em uma situação de ameaça. É normal vê-los paralisados de tão tensos que estão que não se tornam efetivos durante a luta. Quando tensos, a fadiga virá rápida e ao mesmo tempo, um lutador tenso é um lutador lento.

 

Enquanto a maioria do arsenal de um boxeador parece pequena em comparação a outra Arte Marcial, é muito fácil ver que não se pode tomar o erro de confundir quantidade com qualidade. O tempo que leva para decidir qual técnica entre tantas que se deve usar, mais lento sua resposta será.

 

Um boxeador é capaz de se defender da maioria das situações de defesa pessoal. É muito difícil você enfrentar um oponente que está em constante movimento e jogando combinações rápidas, explosivas, poderosas e consecutivas. Ele (a) acerta com precisão e força e evita golpes enquanto se posiciona para contra-atacar. Um boxeador tem o “gás” suficiente para continuar lutando em um ritmo forte e rápido enquanto que a maioria dos atletas bem condicionados já estarão exaustos até para se defender.

 

Não é minha intenção desacreditar qualquer Arte Marcial ou seus praticantes, eu estou simplesmente colocando meu ponto de vista tomando como base a força de um boxeador bem treinado. A Nobre Arte tem muito a oferecer à pessoa que está precisando aprender a como se defender como defesa pessoal mesmo que não queira competir em um ringue.

 

Como dizia o grande mestre BRUCE LEE, faixas servem para segurar as calças, elas não bloqueiam golpes que vem na direção do seu corpo e não há sentido em se proteger com os punhos a região ao lado da cintura enquanto ataca com a outra mão bem como defender um soco frontal quando sua mão da frente está a proteger seu joelho!!!

 

Tive uma vez um desafio contra um faixa preta e eu, com uma experiência de mais de 20 anos no boxe, não precisei de mais de 1 minuto para nocauteá-lo com um gancho no fígado após me esquivar de um ataque frenético e sem guarda alguma.

 

Se eu tivesse que dar um pequeno conselho a esta pessoa ou a qualquer aspirante a lutador seria esse: Faça suas flexões, suas corridas e assista a algumas fitas das lutas de Mickey Ward. De onde eu venho, a única faixa que importa é uma onde tem escrito “CAMPEÃO MUNDIAL DOS PESOS MÉDIOS” e você precisa ganhar esta do modo difícil. Como meu amigo Ross Enamait gosta de falar: “No teammates, no timeouts, no place to hide”, ou seja, “Sem companheiros, sem pedido de tempo e sem lugar para se esconder”. Quem pode discutir com isso?

 

 

Login






Enquete

Se houvesse a "luta do século", quem você acha que ganharia?
 

Diversos

 

 

 

 

 


O criador do "The Contender" está em negociação (2012) para a volta do melhor reality show de Boxe!
Clique e curta a página do Facebook! 

  


 Empty your mind, be formless, shapeless — like water. Now you put water in a cup, it becomes the cup; You put water into a bottle it becomes the bottle; You put it in a teapot it becomes the teapot. Now water can flow or it can crash. Be water, my friend.” – Bruce Lee.

Bruce Lee Official Website

 

 

Contador de Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje120
mod_vvisit_counterOntem559
mod_vvisit_counterEsta Semana1671
mod_vvisit_counterEste Mes12486
Nós temos 9 visitantes online